quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Salinas da Figueira da Foz

Há pouco tive o previlégio de fazer um pequeno passeio pela zona das salinas da Figueira da Foz  ( em particular pela freguesia de Lavos) e deparei-me com um cenário que por um lado remonta-nos aos tempos dos nossos pais e avós que trabalharam toda uma vida em condições de trabalho muito duras; por outro ao desaparecimento gradual de uma arte tão genuína que é a produção de sal em salinas.
Esta produção levada a cabo durante muitos séculos era usada por um lado, para as frotas piscatórias, sobretudo para a pesca do bacalhau  e da sardinha; e por outro para a conservação igualmente de carnes e queijos.
Com a massificação de outras formas de conservação, bem como alterações significativas dos circuitos de comercialização e optimização de recursos, a utilização do sal como metodo de conserva entrou em desuso.
Apesar de ser um dos principais elementos prejudiciais na nossa alimentação, o sal possui também propriedades terapeuticas.
Quem tiver oportunidade recomendo que visitem o Núcleo Muselógico do Sal, em Lavos ( a escassos quilómetros da Figueira da Foz).


ou então


Fica aí a dica para uma tarde bem passada e excelente local para a fotografia