A Latada ( ou festa das latas) é a primeira das festas académicas da cidade de Coimbra.
Acontece no inicio de cada ano escolar, para dar as boas vindas aos estudantes. Por outras palavras - é a recepção ao caloiro!
A Latada tem origem no século XIX quando os estudantes universitários exprimiam ruidosamente a sua alegria pelo termo de mais um ano lectivo, durante o mês de Maio. Utilizavam todos os objectos que pudessem fazer barulho, massificando-se o uso de latas.
Entre as décadas de 50 e 60 do século XX, a Latada deixou de ocorrer no fim do ano lectivo, mas sim no inicio, coincidindo com a abertura da Universidade e com a recepção dos novos estudantes, tornando-se assim um ritual de iniciação para os caloiros.
Estes, no dia do desfile (possivelmente o dia mais importante da Latada), vão vestidos com uma fantasia com as cores dos cursos de cada Faculdade ou Instituto Politécnico, transportando cartazes com conteúdo critico, alusivos à vida estudantil ou uma critica mordaz à situação politica nacional.
Durante o desfile, os caloiros são acompanhados pelos seus padrinhos, tomando uma postura exemplar para que sejam exemplo para os novatos.
O desfile termina junto ao rio Mondego, onde os novos estudantes são baptizados no Rio Mondego: "Ego te baptizo in nomine solemnissima praxis".
É assim desta forma que os caloiros iniciam a sua vida académica e a sua interacção no meio académico.