terça-feira, 12 de julho de 2011

O Chalet da Condessa D'Edla

Chalet da Condessa D'Edla

O Chalet da Condessa de D'Edla, no Parque da Pena, foi mandado construir por D. Fernando II e pela sua segunda esposa, Dª Elisa Frederica Ensler, uma cantora de ópera de origem suiço-alemã que granjeou fama por toda a Europa e que em vésperas do casamento com D. Fernando, 16 anos depois de este ter enviuvado de Dª Maria II, foi presenteada pelo príncipe Ernesto II de Saxe, com o título de Condessa de Edla.

Foi a própria condessa que, no último quartel do século XIX, projectou o chalet ao estilo de algumas construções alpinas dessa época. A conhecida paixão de D. Fernando pela botânica levou-o, com a colaboração da esposa, a construir um esplêndido jardim em redor do chalet, com plantas exóticas de várias origens. Um maciço de rochas graníticas de razoável dimensão a poucos metros do edifício transmite-lhe aquela aura de mistério e inquietação próprias das paisagens agrestes mas que neste caso essa sensação é de imediato suavizada pela beleza do jardim que se estende até muito perto da penedia. É a sensibilidade do homem a amenizar a natureza selvagem e inóspita..

Foi esta construção emblemática do Parque da Pena que depois da sua época áurea se foi deteriorando perante a passividade e o desinteresse de quem tinha a obrigação de a perservar. Do desleixo à ruína foi um pequeno passo até que em 1999 um incêndio, acabou com o pouco que já restava dessa magnífica construção.

Foram precisos 12 anos para que o edifício fosse recuperado, mas o resultado é surpreendente. O Chalet da Condessa volta a encantar os visitantes e para voltar ao esplendor antigo falta agora dar-lhe vida.

A fachada encontra-se completamente restaurada, contudo o interior do edifício requere bastante trabalho, tanto na recuperação das paredes, com a sua riqueza de detalhes; como o próprio recheio. Acredito que será extremamente complicado reabilitar este espaço com o mobiliário existente no século XIX, mas também não exageremos....colocar candeeiros do IKEA para reforçar a iluminação do espaço,creio que não é preciso dizer mais...!
Engraçado, até poderia ser uma boa ideia...Porque não sugerir uma entidade como o IKEA, como mecenas?

Pontos Positivos:

- Requalificação de mais um dos muitos locais de atracção histórica e cultural que faz com que Sintra e a sua Serra um local de referência no Património Mundial, reconhecido pela UNESCO

Pontos Negativos:

- Preço - Achei abusivo o valor que tive que pagar para visitar este espaço - 6 Euros para visitar os jardins e 2 Euros para visitar o Chalet.
O espaço requer ainda mais trabalho de recuperação - acredito que para o desenvolvimento de um projecto desta envergadura, seja necessário um montante bastante elevado e como tal sejam "forçados" a abrir as portas para mostrar aos visitantes aquilo que já foi feito.
Porque não colocar um valor simbólico para a visita do Jardim? ( Apenas o Jardim, pois acredito que o Chalet ainda não deveria estar aberto para o Público)
Espaços como estes têm que ser pensados para todos, sobretudo para os munícipes que muitas vezes acabam por não visitar estes locais pelo preço. Bem sei que durante o Domingo de manhã as entradas são gratuitas para munícipes, contudo deixo desafio maior - porque não permitir estes espaços gratuitos durante o fim de semana para munícipes?

- Falta de um espaço para estacionamento - Que eu saiba, as rotas do autocarros que percorrem a Serra de Sintra ainda não foram ajustados para que se faça um percurso até ao Chalet. Além do mais, é sempre necessário existir um espaço de estacionamento para visitantes;

Em jeito de conclusão, quero felicitar a equipa de restauro pois fizeram um trabalho exemplar na fachada. E deixar uma palavra de animo, pois acredito que o trabalho do interior será tão ou mais complicado que o trabalho do exterior.

Sintra e a sua Serra são lindas demais...não "empurrem" mais os munícipes para se enfiarem nos shoppings...!

IMG_8128

Sem comentários:

Enviar um comentário